Amor e cuidado: ingredientes para uma vida melhor

Publicado em 27 de agosto de 2020
Amor e cuidado: ingredientes para uma vida melhor

Já parou pra se perguntar se as pessoas ao seu redor percebem o amor e cuidado expresso por você? Conheça algumas dicas para o seu dia a dia.

Poucas frases são mais verdadeiras do que “quem ama, cuida”. É por meio dos gestos de carinho e zelo que percebemos quem realmente gosta de nós, quem consegue ir além das palavras – e a quem demonstramos o nosso amor em retribuição, claro. Se pararmos para pensar, a vida é curta demais – um sopro, como costumam dizer por aí, e nunca sabemos se as pessoas que amamos estarão por aqui amanhã. Então toda hora é hora de dedicar a elas um gesto de amor e cuidado, para que elas se lembrem do quanto são importantes para nós.

Mas vale lembrar que, antes de tudo, temos que dedicar amor e cuidado a nós mesmos. Porque não adianta oferecermos aos outros aquilo que não temos dentro aqui dentro, certo? Então, antes de alimentar as pessoas ao redor com seu afeto, pergunte-se: como está seu amor por si própria? Como andam os cuidados com você mesma? Já tratamos disso aqui no blog, principalmente nos textos sobre autocompaixão e vida leve. Eles têm dicas super legais de como você pode cultivar seu amor próprio e adquirir hábitos que melhoram sua saúde mental e física.

Dicas de como expressar amor e cuidado no dia a dia

Agora, vamos mudar o foco para as pessoas ao seu redor. Aquelas que fazem a diferença na sua vida, sem as quais você não conseguiria viver. Vale perguntar: como anda a sua relação com elas? Sim, você com certeza as ama. Mas será que elas não precisam ser lembradas disso por meio de gestos? Neste caso, não precisa de nada grandioso. Algumas atitudes diárias já bastam para que as pessoas se sintam cuidadas e amadas. 

Aqui vão três dicas simples, mas que não deixam dúvidas sobre o quanto amamos uma pessoa:

Elogie sempre que puder

É fácil cairmos no comodismo da rotina. E é mais fácil ainda que isso nos faça esquecer da importância de um elogio. Mas essa é uma prática valiosa, que faz toda a diferença para quem recebe. O elogio tem o poder de aumentar a autoestima, garantir satisfação e fortalecer relações. Só de manter o hábito, é possível você aprofundar um vínculo.

Mostre que você se importa

Entre nossos gestos de amor e cuidado, dar atenção total a alguém pode ser o mais valioso. Isso mostra pra pessoa que o que importa a ela também é importante para nós. Ouvi-la e se concentrar no que ela diz pode ser difícil em meio à loucura do dia a dia; mas nosso esforço deixa claro para a pessoa o carinho que sentimos por ela. Então, quando se tratar de um assunto relevante, não se esqueça: atenção total, olhos nos olhos e ouvidos abertos.

Surpreenda

A rotina pode mesmo ser um grande desafio em nossas relações. E por isso mesmo quebrá-la tem um valor tão alto. Mas como fazer isso na prática? Alguns atos simples bastam, como cozinhar um jantar, preparar um café da manhã ou fazer uma ligação em momentos inesperados. São gestos de amor e cuidado singelos, que até podem passar batidos; mas que também podem fazer com que a pessoa que você ama se sinta bem ao seu lado. 

Essas são algumas dicas que expressam amor e cuidado por quem é importante para nós. Você conhece outras? Conte nos comentários!

Compartilhar

Botão Whatsapp