6 dicas para ter uma boa noite de sono

Publicado em 13 de outubro de 2020
6 dicas para ter uma boa noite de sono

Uma boa noite de sono é uma delícia, né? Difícil alguém que não goste. Pois saiba que o sono é mais importante do que parece. Ter um sono de qualidade é a chave para ter mais saúde e por isso é preciso cuidar desse momento de descanso com atenção. A gente te ajuda nesse processo com algumas dicas para ter uma boa noite de sono.

Dentre muitas funções, é durante o sono que acontece a produção de alguns hormônios, como a leptina, que gera a sensação de saciedade, e o GH, responsável por manter o tônus muscular, melhorar o desempenho físico e evitar o acúmulo de gordura.

É também durante o sono que acontece a consolidação da memória. É dormindo que o nosso organismo produz as proteínas responsáveis por construir conexões entre os neurônios, melhorando os processos de memória e aprendizagem.

Só por esses dois pontos, já podemos pensar em como é fundamental uma boa noite de sono. Mas isso nem sempre é fácil. Em geral, a vida contemporânea nos deixou mais acelerados, mais conectados com o externo e desconectados dos ciclos internos e, principalmente, mais ansiosos.

É um estilo de vida que tem tirado o sono de muita gente e a conta que chega inclui problemas como diabetes, hipertensão, síndrome do pânico e ansiedade.

Mas isso não significa que você não possa ter uma boa noite de sono. O que é importante é entender que esse “dormir bem” exige escolhas corretas e um pouco de disciplina.

A seguir, veja algumas dicas de como dormir melhor é possível.

1. Pratique exercícios físicos com regularidade

A prática de atividade física aumenta os hormônios de bem-estar e te leva ao relaxamento, o que é fundamental para dormir melhor.

2. Tenha horário para uma boa noite de sono

Definir um horário para ir pra cama e cumpri-lo cria um hábito que o corpo gosta. Com o tempo, ele se acostuma com esse horário e passa a pedir que você vá dormir.

É importante que esse horário seja até às 23h. Nosso ritmo biológico está conectado à natureza, ou seja, desperta com o nascer do sol e relaxa com o anoitecer. Isso se chama ciclo circadiano e respeitá-lo é importante para as regulações do organismo.

3. Alimente-se de forma leve à noite

O dormir é um momento de relaxamento, mas de muito trabalho para o nosso corpo. O cérebro, por exemplo, precisa de bastante sangue pra cumprir suas atividades enquanto a gente dorme.

Se a sua alimentação noturna for pesada, o cérebro vai receber menos sangue por causa do esforço da digestão. Então, prefira alimentos leves e não gordurosos para ter uma boa noite de sono.

4. Medite

A meditação é uma ferramenta que vai te ajudar a atingir um estado mais calmo e tranquilo, focado no momento presente. Então, meditar é um recurso para acalmar a mente e encontrar o sono mais profundo e restaurador.

5. Deixe o telefone celular fora do quarto

A luz azul do celular faz o nosso corpo entender que ainda é dia. E a ansiedade por notificações nos deixa menos relaxados. Então, quando for para a cama, deixe o telefone em outro cômodo, reduza a iluminação do quarto e simplesmente relaxe.

6. Crie uma rotina para sua noite

Estabeleça uma rotina pra você praticar essas dicas. Somente a prática constante e regular é que vai te fazer você ter uma boa noite de sono.

E, claro, tenha bons sonhos!

Compartilhar

Botão Whatsapp