Casa segura: dicas práticas para seu conforto

Publicado em 7 de setembro de 2020
Casa segura: dicas práticas para seu conforto
Veja aqui algumas mudanças pontuais para garantir uma casa segura e mais confortável 

É inevitável: tem momentos na vida em que até o lugar que mais amamos pode trazer riscos à nossa saúde. Sim, a nossa casa, o nosso porto seguro. Todos passamos por isso: o piso do banheiro fica mais escorregadio, as escadas se tornam mais perigosas, as quinas de móveis, mais pontudas… Por isso, o ambiente em que vivemos precisa mudar com a gente, para garantir conforto e segurança sempre. Mas não estamos falando de grandes mudanças estruturais, que costumam ser caras e demoradas, e sim de dicas rápidas e super eficientes para deixar a sua casa segura hoje mesmo.

Existe até um termo para essa transformação: design universal (ou inclusivo). Ou seja, quando produtos e ambientes são criados para serem utilizados pelo maior número de pessoas possível, independentemente da idade delas. A boa notícia é que essa é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço – existe até uma empresa brasileira, a Mys Senior Design, dedicada especificamente à arquitetura desses espaços, que por sinal ficam sempre lindos. A má notícia é que o Brasil ainda precisa avançar muito em termos de adaptação, porque não temos a cultura da longevidade.

Um passo a passo para deixar sua casa segura agora mesmo

Em todo caso, não estamos aqui para te dar notícias ruins, e sim para ajudar você a deixar sua casa mais segura com as dicas abaixo. É bem provável que você precise de uma forcinha para algumas dessas tarefas. Então, chame algum amigo ou parente, e mãos à obra:

  • Afaste bem a mobília de corredores e outros lugares por onde você passa com frequência, para liberar espaço;
  • Ilumine mais a sua casa. Coloque as lâmpadas mais potentes que encontrar, e procure instalar luzes com sensor de movimento em lugares mais escuros e luzes noturnas (são fáceis de encontrar, basta colocá-las nas tomadas);
  • Substitua as maçanetas redondas por aquelas de alavanca. Caso dê muito trabalho, você pode procurar por encaixes de maçaneta que facilitam seu manuseio.
  • Sinalize mudanças em níveis do piso com fitas adesivas ou tintas de cor bem contrastante com a do assoalho;
  • Remova tapetes e capachos soltos, ou coloque adesivos antiderrapantes neles;
  • Remova todos os fios, cabos e extensões que estejam em corredores ou lugares de passagem;
  • Substitua cadeiras e poltronas instáveis por outras mais robustas, que tenham braços firmes para que você se sente e se levante com segurança;
  • Certifique-se de que as latas de lixo estejam bem acessíveis, e de que seja fácil de levá-las até as lixeiras;
  • Se possível, troque a máquinas de lavar com tampa superior por uma com tampa frontal, que é mais fácil de usar;
  • Certifique-se de que você tenha detectores de fumaça em todas as partes principais da casa. Teste-os e troque as baterias deles com regularidade.

Esperamos que essas dicas ajudem. E lembre-se: casa confortável é sinônimo de carinho com você mesma. Se você tiver mais alguma sugestão, conte pra gente nos comentários!

Compartilhar

Botão Whatsapp