Clube do livro: dicas para você começar hoje mesmo o seu

Publicado em 15 de outubro de 2020
Clube do livro: dicas para você começar hoje mesmo o seu

Mesmo com encontros acontecendo pela internet, um clube do livro é uma boa oportunidade de exercitar a cabeça e encontrar as amigas. Veja aqui como criá-lo

Se existe um hábito que foi beneficiado pela quarentena, é a leitura. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró Livro (IPL), no último mês de abril, as pessoas leram 50% mais livros do que o mesmo mês do ano anterior. Dados do Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2020 também mostraram que, entre 23 de março e 19 de abril, as vendas de livros digitais e impressos aumentaram. Considerando que os encontros virtuais foram incorporados de vez à nossa rotina, tudo indica que esse é o momento ideal para você organizar (ou participar) de um projeto que pode ser super saudável, enriquecedor e divertido: um clube do livro

Por que saudável? Bem, porque o hábito de ler frequentemente traz inúmeros benefícios pro nosso cérebro. Aquele papo de “leitura é ginástica pra cabeça” faz todo o sentido: ler aumenta as conexões neurais, ou seja, mantém o cérebro em boa atividade. Além disso, um estudo britânico mostrou que hábitos de leitura ajudam a atenuar em cerca de 30% a redução da atividade cerebral que costuma ocorrer a partir da terceira idade. A cereja no bolo é que ler reduz as chances de doenças como o mal de Alzheimer.

Ler é criar junto com quem escreve

Por que um clube do livro pode ser enriquecedor? Porque está comprovado que ficamos mais inteligentes e criativas quando lemos com frequência. Por exemplo, ao lermos um romance, desenvolvemos a capacidade de imaginar o cenário em que a ação se passa, além da imagem física dos personagens. Tudo isso nos leva a fortalecermos o nosso poder de criação interno. De certa forma, vamos criando junto com quem escreveu aquela obra.

Agora, você deve imaginar porque um clube do livro pode ser bem divertido. É uma oportunidade de você encontrar amigas e amigos com regularidade, de dar boas risadas e de ter ótimos debates. Diferentemente de um filme ou de uma peça de teatro, um livro está mais aberto a diferentes interpretações – mesmo que ele seja super detalhado e descritivo. Ou seja, alguém pode fazer uma leitura completamente diferente da sua, e isso costuma render uma conversa das boas!

Dicas para montar um clube do livro

Nós te convencemos? Então mãos à obra: bora organizar um clube do livro! Neste período em que as coisas ainda estão incertas, o melhor é realizar os encontros pela internet. Então, tudo o que você precisa fazer é definir os participantes, escolher a plataforma online onde acontecerão as reuniões e estabelecer algumas regrinhas. 

Em relação a quem vai participar, considere que muita gente pode bagunçar o coreto. Em um clube do livro, as pessoas costumam se empolgar e querer falar bastante. Então, opte por um grupo de cinco a sete participantes, para que todos tenham oportunidades de se expressar. 

Escolha a plataforma , defina as regras

Já em relação às plataformas, hoje, existem várias opções legais: Skype e Google Meet funcionam super bem. Caso você tenha dúvidas, pode chamar alguém da “ala jovem” da família que essa pessoa certamente consegue te ajudar. É super fácil de usar.

Sobre as regras, elas são fundamentais pra manter as conversas nos trilhos. Por isso, você, ou quem for a organizadora e mediadora, deve deixá-las bem claras pra todo mundo. Nossas sugestões são simples, mas eficazes: 

  • Respeitar o momento da fala dos demais participantes;
  • Não sair do assunto debatido (o livro);
  • Obrigatoriedade de ler o livro (se não totalmente, quase todo).

Lembre-se que o principal, em um clube do livro, é a regularidade. Então, além disso, é indispensável que todas e todos estejam engajados. Pode dar trabalho, mas você vai ver que vale muito a pena. E ah, se quiser se aventurar escrevendo a sua própria história, compartilhamos algumas dicas nesse artigo. Boas leituras!

Compartilhar

Botão Whatsapp