Como dizer não: 3 dicas para perder o medo

Publicado em 14 de setembro de 2020
Como dizer não: 3 dicas para perder o medo

Eis uma palavrinha tão pequena quanto poderosa. Para te ajudar a enfrentá-la, preparamos três dicas sobre como dizer não.

Seja sincera: quantas vezes na vida você disse “sim” quando queria dizer “não”? Quantas vezes já se arrependeu por ter feito algo que, no fundo, não tinha vontade alguma de fazer? Se foram muitas ocasiões, não se preocupe. Você não está sozinha. Quase todo mundo tem dificuldade com essa palavrinha tão pequena, mas tão poderosa. E na maioria das vezes o motivo é o mesmo: medo de decepcionar, de frustrar os outros, ou de parecer mal educado. No fundo, todas queremos ser amadas e imaginamos que o “sim” facilite isso. Só que tem vezes em que o “sim” pode custar caro e gerar muito desgaste. Por isso, em qualquer momento da vida, é fundamental saber como dizer não.

Tá certo que, quando somos mais jovens, a coisa é um pouco pior. Talvez por insegurança, não conseguimos nos impor, ou temos muita dificuldade pra isso. A questão do gênero também pesa: em muitos aspectos, a pressão sobre as mulheres é maior, e somos obrigadas a engolir o não que queríamos dizer e fazer aquilo que não queríamos. 

Saber como dizer não é se respeitar

Por outro lado, mais idade também significa – em tese – mais respeito. Ainda em tese, com os anos chegando, podemos ficar à vontade para nos posicionar, para negar. Só que às vezes nos esquecemos disso, e é aí que aumenta o risco de perdermos o controle. E quando não comandamos o barco da nossa vida, ele pode nos levar para águas diferentes daquelas em que gostaríamos de estar.

Em resumo, saber como dizer não significa nos respeitarmos. Em última instância, significa nos amarmos. E algumas dicas simples podem te ajudar a se colocar, sem o risco de causar grandes danos às suas relações afetivas. Olha só:

1 – Não fuja da raia!

A dica mais importante é não evitar situações nas quais você quer ou tem que dizer não. Isso só complicaria as coisas, porque pode gerar uma expectativa que, lá na frente, talvez seja mais difícil de contornar. Então, se apareceu alguma ocasião em que seu “não” é solicitado, vá em frente e diga. Não deixe para amanhã.

2 – Seja sincera ao dizer não

Todas nós deveríamos poder dizer “não, porque não quero” em qualquer momento da vida. Mas não é fácil; no geral, brasileiras e brasileiros são cordiais, ou seja, afetuosos, calorosos – características que combinam muito mais com “sim” do que com “não”. Mas, a partir de certa idade, é como se tivéssemos salvo-conduto para usar o “não”. Sendo assim, aproveite esse contexto favorável: diga não com delicadeza, mas diga. 

3 – Quem se importa jamais vai embora

Essa é outra dica fundamental, e às vezes nos esquecemos. As pessoas que nos amam de verdade jamais se afastarão porque dissemos um “não” sincero. Elas podem ficar chateadas por algum tempo, mas, se te conhecem de verdade, vão compreender e aceitar. E você poderá ficar em paz por ter dado a resposta que gostaria.

Tem mais alguma dica ou orientação para quem não sabe como dizer não? Coloque nos comentários!

Compartilhar

Botão Whatsapp