Festa da família: como curtir em tempos de quarentena?

Publicado em 7 de setembro de 2020
Festa da família: como curtir em tempos de quarentena?
Festa da família no fim do ano é tradição. Mas em 2020, todos teremos que fazer adaptações. Veja aqui como manter a magia neste período tão especial

Como dizia uma propaganda de antigamente, o tempo passa, o tempo voa. Daqui a pouco, já estaremos na época que, para muita gente, é a melhor do ano: a das festas de Natal e réveillon. Acontece que esse tem sido um ano muito atípico por causa da pandemia e da quarentena. O isolamento social mudou completamente os nossos hábitos quase que da noite para o dia. É verdade que as notícias de vacinas são cada vez mais promissoras, mas tudo indica que a sua festa da família em 2020 terá que ser um pouquinho diferente.

Só que isso não quer dizer que as celebrações não serão especiais. De jeito nenhum! É até provável que o improviso faça com que elas sejam memoráveis. Porque convenhamos: festa da família no fim do ano é tradição, e tradição significa retomar hábitos, práticas, costumes de muito tempo. E nesse caso, teremos que encontrar novas formas de manter essa tradição, já que aglomerações continuam sendo um perigo. Principalmente para quem está no grupo de risco.

Algumas dicas para a festa da família continuar especial

O dia das mães e o dia dos pais já mostraram que dá, sim, para encontrarmos quem amamos sem correr muitos riscos. Seja virtualmente, seja presencialmente, com distanciamento e precauções, é possível estarmos conectados sem nenhuma ameaça ao que temos de mais precioso: a nossa saúde. 

Então, vamos às dicas para você realizar a festa da família do jeito mais seguro possível: 

1 – Festa virtual é, sim, uma boa opção

Uma notícia animadora da quarentena é a tecnologia. Graças a ela, ficamos conectados às pessoas amadas, mesmo distantes. Assim, uma opção é fazer as festas de final de ano por videoconferência. 
Para isso existem diferentes plataformas – como são chamados os programas pelos quais acontecem as chamadas virtuais. Todo mundo tem falado do Zoom, que realmente é uma ótima opção, fácil de usar. Mas existem outras boas também, como o Google Meet ou o Skype. Converse com a sua família para definir se as festas de final de ano acontecerão assim, e peça ajuda para organizar. Uma outra dica bem simples para as famílias menores: já é possível fazer chamadas de vídeo pelo WhatsApp com até oito pessoas.

2 – Experimente o “drive-thru de ceia”

O drive-thru é quando você não sai do carro para pegar comida – o exemplo mais famoso é o do McDonald’s. Então, se você for a responsável pela ceia, pode combinar de seus familiares e amigos virem buscar os pratos na sua casa, bem no esquema drive-thru. Não é a mesma coisa do que todo mundo comer junto, mas pode ser divertido!

3 – Que tal um delivery de presentes?

Isso já funcionou bem em datas como dia das mães e dos pais. Vocês podem combinar que passarão na casa uns dos outros para entregar os presentes, para pelo menos se verem, ainda que rapidinho. Outra possibilidade, ainda mais segura, é usar serviços como Rappi ou Uber para as entregas.

3 – A festa da família vai ser presencial? Então precauções são fundamentais!

Caso vocês decidam fazer uma comemoração com a presença das pessoas, a principal dica é evitar a todo custo reunir muita gente. Por isso, escolha bem quem estará presente. Sabemos que no fim de ano dá aquela vontade de encontrar quem não vemos faz tempo, mas 2020 é “fora da curva”. Não dá para encarar grandes aglomerações. Então, priorize quem for mais próximo, sejam familiares ou amigos. 

E lembre-se: máscara, álcool em gel por toda a casa e aquela distância mágica de um metro e meio entre as pessoas. Uma ótima dica também é montar “kits” para cada convidado, separando os pratos, os copos e os talheres que ele vai usar a noite toda – e orientando-o a fazer isso.

Sim, sabemos que 2020 tem sido um ano muito difícil. Mas isso não significa que o período de festa da família precise ser tenso ou frustrante. Uma das maiores qualidades do ser humano é a adaptação. Então, com um pouquinho de criatividade e improviso, conseguiremos manter a magia do final do ano que tanto amamos!

Compartilhar

Botão Whatsapp