Plano de vida: é hora de pensar no seu

Publicado em 15 de setembro de 2020
Plano de vida: é hora de pensar no seu

Conforme o tempo passa, nossos objetivos mudam. Por isso, ter um plano de vida de acordo com o nosso momento é fundamental. Veja agora como fazer isso. 

Nós passamos a vida fazendo planos para o futuro. Você sabe como é. Trabalhar duro, formar uma família, criar os filhos, investir na educação deles… Sempre com aquele olhar lá na frente, mirando o momento em que colheremos os frutos desses esforços. Aposentadoria tranquila, família sólida, filhos encaminhados, e por aí vai. Só que, de repente, aquele futuro chega, e vemos que a vida ainda seguirá por muito tempo. Podemos olhar pro lado e concluir que todo o trabalho valeu a pena, mas percebemos que temos muita energia pela frente. E aí, o que fazer? É nesse ponto que um plano de vida faz diferença.

Até porque nós somos movidos por objetivos. Isso é do ser humano. Dos planos para o final de semana às grandes realizações, são os objetivos que nos tiram da cama pela manhã, que nos dão o ânimo para encarar os desafios que inevitavelmente aparecem. E quando um objetivo ganha dimensões mais profundas, ele se torna um propósito. É justamente aí que entra o plano de vida. Porque, ao realizá-lo, você terá que dar um passo para trás para avaliar todo o cenário. E isso permite enxergar melhor aquilo que realmente importa. Fica mais fácil definir o que merece a sua dedicação, o seu comprometimento.

Algumas dicas para organizar seu plano de vida

Sabemos que esse processo de descoberta é íntimo e totalmente pessoal. Encontrar um plano de vida a partir de agora – ou adaptar seus planos para o momento atual – é uma jornada só sua. Por outro lado, queremos te ajudar com duas orientações que, pelo que temos visto em nosso trabalho, podem ser super úteis nesse momento. Ao menos para arejar a cabeça, o que é fundamental para decidir tanto o presente quanto o futuro.

Aproveite o tempo livre para se conhecer

Nada é mais revelador do que nos conhecermos, do que entendermos quem somos. O problema é que passamos a vida inteira com foco nos outros: maridos, filhos, netos, funcionários, chefes etc. Então, a hora de pensar em si mesma é agora.

Mas nada de se entediar! Procure usar seu tempo de forma produtiva. Escolha atividades de lazer que te façam bem, porque esses são os momentos em que a cabeça funciona melhor. E aí você consegue distinguir o que cabe no seu plano de vida. Por exemplo, sair para passear de bicicleta, reunir-se com amigas, praticar uma atividade física diferente, escrever um livro e tomar um café especial em um lugar bem legal.

Procure continuar aprendendo sempre

Uma das energias mais potentes da vida são a dúvida e a curiosidade. Elas nos levam longe, e nos mantêm sempre “com fome” de conhecermos cada vez mais. Por isso, aproveite esse momento para aprender algo totalmente diferente. Um instrumento musical, um novo idioma, um curso de cerâmica… 

Quem sabe uma dessas atividades não se torna a base de um novo plano de vida? Vai que você descobre uma nova paixão? Ah, e se você não puder sair de casa por alguma limitação ou por cautela com a pandemia, também tem como opção escolher algum dos milhares cursos disponíveis na internet, como os da Udemy e do Coursera. Aproveite que a tecnologia está a seu favor. E se precisar de ajuda, essa é a hora de recorrer à ala jovem da família. 

Esperamos que essas dicas ajudem. O importante é parar, respirar, avaliar e só então decidir. Mas respeite seu tempo. Seu novo plano de vida está por aí, esperando por você, e não vai a lugar nenhum! 

Compartilhar

Botão Whatsapp