Saúde oral: dicas para você ter sempre motivos para sorrir

Publicado em 14 de setembro de 2020
Saúde oral: dicas para você ter sempre motivos para sorrir

Chega um momento em que os cuidados com a saúde oral são mais necessários do que nunca. Veja aqui como realizá-los de forma simples

Apesar de todos os problemas do mundo, nunca vivemos por tanto tempo quanto agora. De acordo com estimativas da OMS, de 2000 a 2016, a expectativa de vida global aumentou em 5,5 anos. Viver mais é algo maravilhoso – desde que consigamos manter nossa saúde em ordem. E isso envolve cuidar também da saúde oral. Ainda mais quando pensamos nos tantos problemas que a boca e os dentes podem nos causar ao longo da vida.

“Mas eu odeio ir ao dentista!”, vocẽ pode dizer. E com certeza você não está sozinha. Tratamentos odontológicos costumam ser um mal necessário, muitas vezes incômodos e dolorosos. A boa notícia é que boa parte deles poderia ser evitada com alguns hábitos simples e diários de cuidado com a saúde oral. 

Saúde oral: o que não pode faltar na sua rotina

Como estamos aqui pra te ajudar sempre, listamos abaixo algumas dicas indispensáveis para você manter a sua saúde oral ou de alguém que cuida sempre em ordem:

Escove, escove, escove (com a escova certa)

Não tem segredo: a boa higiene bucal começa com escovação diária. De acordo com a assessora técnica em saúde bucal da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (CGSB/MS), Ana Beatriz Paes, “escovar os dentes após cada refeição principal e também antes de dormir é fundamental para um sorriso saudável”. Ela destaca que precisamos encontrar a escova do tamanho adequado para a nossa dentição, que tenha cerdas macias, e devemos sempre usar creme dental com flúor.

E não se esqueça do fio dental, passando-o entre todos os dentes. A técnica Ana Beatriz lembra, ainda, que escovar é indispensável, para evitar o acúmulo alimentares e bactérias que provocam o mau hálito.

Saúde oral também significa cuidar da prótese

Quem usa próteses dentárias também precisa ficar muito atento aos cuidados diários. Se este é o seu caso fica o recado: a limpeza da peça deve sempre ser feita fora da boca, com escova protética macia. Aqui, a dica principal é separar uma escova para higienizar a prótese, limpar com água e sabão neutro, além de utilizar pasta específica para a peça.

Atenção total às doenças

Com a idade, aumentam os riscos de doenças que afetam a nossa saúde oral. De modo geral, duas são as principais: gengivite e periodontite. A primeira prejudica a gengiva e pode ser identificada pelo sangramento, que ou ocorre de forma espontânea ou durante a higienização dos dentes. 

Já a segunda, periodontite, é mais grave, porque pode atingir o tecido de sustentação do dente na boca. E, se não houver tratamento, isso pode fazer com que o dente fique mole e até caia. 

Cuidado com o álcool e principalmente o cigarro

A principal causa dessas doenças costuma ser o acúmulo de placa bacteriana ao redor do dente. E outros fatores que pesam MUITO são as bebidas e o tabagismo. Por isso, uma boa higiene bucal também passa por você ficar atenta a outros hábitos.

Aliás, o cigarro é um dos piores inimigos da nossa saúde oral. Porque ele está ligado a muitos tipos de câncer de boca, ou seja, os tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta, podendo se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

Para você ter uma ideia, o consumo excessivo de álcool aumenta cerca de nove vezes o risco de câncer de boca. E o tabagismo faz com que esse risco seja 35 vezes maior. 

Examine-se!

Por fim, fique sempre atenta aos sinais da sua boca. Assim que você identificar algo diferente na boca, como mudança na aparência dos lábios e da parte interna, ou caroços, ou feridas e inchaços, procure o seu dentista. Seu sorriso e sua saúde oral agradecem!

Compartilhar

Botão Whatsapp