Trabalho após os 50: como se reinventar?

Publicado em 7 de outubro de 2020
Trabalho após os 50: como se reinventar?

O que você realmente gosta de fazer? O que te dá prazer? Quais são as suas habilidades? Que tipo de conhecimento você pode oferecer? Essas são algumas das perguntas que você deve se fazer caso tenha a ideia de se reinventar em um novo trabalho após os 50.

Seja por causa da aposentadoria, porque a vida entrou em um novo ciclo ou porque o trabalho atual não é mais motivador, reinventar-se profissionalmente é algo que acontece cada vez mais.

E conforme o tempo passa, isso parece cada vez mais difícil. Somos atropelados pela certeza de que é tarde demais, não dá mais tempo, não faz sentido começar algo novo. Esse é um pensamento bem autoboicotador e tem a ver com a ideia de que as realizações profissionais estão relacionadas à juventude, o que não é verdade.

“A pessoa coloca um milhão de barreiras porque foi educada assim e no nosso país isso é reforçado o tempo inteiro”, diz a terapeuta ocupacional e empreendedora social Cecília Xavier, que criou um curso online para mulheres que desejam se preparar para a longevidade.

Mas o fato é que a longevidade já é uma realidade e as pessoas maduras ainda têm muito a oferecer. “Existem milhões de pessoas fantásticas, no auge da capacidade intelectual e profissional, que gostariam de estar contribuindo e foram retiradas da sociedade ou de suas funções, seja pela aposentadoria ou outros motivos, simplesmente porque fizeram uma determinada idade. Isso é um crime porque você acaba com a vida dela e nós todos deixamos de receber o que ela poderia fazer de bom por nós”, diz Cecília.

A seguir, temos algumas dicas de como você pode começar esse processo de reinvenção do trabalho após os 50.

Experimente atividades novas

O novo é sempre estimulante e o desafio ajuda no desenvolvimento do cérebro. Por isso, experimentar novas atividades, sejam elas profissionais ou pessoais, é um caminho para descobrir o que se quer ou se pode fazer. Essa nova atividade pode ser um esporte, um curso, uma viagem diferente, uma ação voluntária ou mesmo uma nova tarefa dentro do local onde você trabalha. O importante é que você desfrute desta experiência e depois reflita sobre ela. O que você aprendeu? O que gostou de fazer e o que não gostou de fazer?

Descubra o seu propósito em um novo trabalho após os 50

O propósito é algo que te dá norte na vida, é aquilo que te estimula a levantar da cama de manhã. E sua reinvenção de trabalho pode estar ligada a ele, principalmente se o seu trabalho atual, ou aquilo que você fazia no passado, está totalmente desvinculado deste propósito e dos seus valores.

Estude

Conhecimento nunca é demais. Embora o estudo esteja muito associado à juventude e à escola tradicional, hoje existem inúmeras formas de continuar estudando, principalmente com o crescimento das aulas online. E os temas dessas aulas são muito variados e podem te levar a novos lugares, novos conhecimentos e também a um novo olhar sobre si e sobre o trabalho.

Identifique o que você pode oferecer

Todas as pessoas têm habilidades. Faça um exercício de identificar as suas. Liste-as, coloque no papel e pense como você pode oferecê-las e para quem. Esse é um exercício muito rico, que vai trazer insights sobre novas possibilidades profissionais.

Faça coisas que você gosta

Retomar hobbies, gastar um tempo em atividades que te dão prazer pode ser algo que vai além do descanso. Faça estas atividades e analise cada etapa do processo, observando aquilo que você mais gosta quando está imerso nessas atividades. Aí pode estar a chave para a sua reinvenção.

O processo de reinventar a carreira é muito pessoal e tem características diferentes em cada situação. Mas hoje, com os novos formatos de trabalho e a ajuda da tecnologia, as possibilidades de trabalho para a nossa maturidade são imensamente maiores do que eram décadas atrás.

Por fim, cada vez mais as pessoas mais maduras vão seguir trabalhando. Vão montar suas empresas, vão descobrir novas habilidades, vão querer (e precisar) reinventar suas carreiras.

Você já está pensando nisso?

Compartilhar

Botão Whatsapp