Trabalho social: sem sair de casa, você pode fazer a diferença

Publicado em 19 de outubro de 2020
Trabalho social: sem sair de casa, você pode fazer a diferença

Com a tecnologia, hoje é possível transformar a vida de alguém com um trabalho social na segurança do lar. Veja como!

Dizem que quando fazemos um trabalho social, os maiores beneficiados somos nós mesmos. Pode soar como um exagero para algumas pessoas, mas aqui na Maturiboss acreditamos que é isso aí. O tempo e a energia que dedicamos ao outro – e sobretudo ao outro que precisa muito deles – voltam para nós de várias formas: o agradecimento no olhar de quem recebe e a sensação de fazermos a diferença são apenas algumas. Mas também tem a oportunidade de aprendermos alguma atividade nova e, de acordo com um estudo norte-americano, até de sermos mais felizes.

Mas, calma! Não estamos tentando te convencer a sair da segurança do lar em meio a uma pandemia para realizar um trabalho social. Claro, se você encontrar alguma atividade presencial que faça sentido e seja segura, aproveite; mas o nosso objetivo aqui é mostrar que dá para se dedicar ao outro sem sair de casa, pela internet, mesmo. É uma ótima oportunidade de não apenas ocupar seu tempo, mas empregá-lo em uma atividade que com certeza vai te engrandecer. 

Opções de trabalho social pela internet

Aqui vão algumas ideias de atividades para você realizar do mesmo jeito que lê esse texto: diante de um computador ou do celular.

Uma forcinha na divulgação de ONGs

Você é boa de comunicação? Então essa pode ser a pedida certa. Muitas ONGs precisam de auxílio para divulgar seus trabalhos. Você pode se oferecer para participar desse processo, seja numa parte mais estratégica, seja bolando ações que aumentem as doações, por exemplo, ou ainda auxiliando a escrever ou revisar textos de divulgação. 

Monitoramento, quem sabe?

Muitas instituições trabalham com monitoramento de informações e com pesquisas. E você pode fazer a diferença nesses casos. Por exemplo, candidatando-se para acompanhar determinados projetos de lei, ou para monitorar como os setores do governo estão utilizando seus orçamentos. Existem, também, trabalhos em que você precisa buscar histórias reais, fazer um pequeno trabalho de jornalismo investigativo. Isso pode ser de imensa ajuda para algumas ONGs.

Ensino a distância: esta é a hora

Você tem alguma habilidade ou vocação que gostaria de compartilhar? Então o momento é agora. As plataformas de tecnologia avançaram muito nos últimos meses, e ficou bem mais fácil dar aulas de frente para o computador. 

No caso de trabalho social, existem diversas opções, que podem ir desde aulas de português ou idiomas, até reforço escolar ou artesanato, por meio de videoaulas, conferências online ou correção de trabalhos. Tudo vai depender da demanda e da estrutura das instituições, e do tipo de conhecimento que você pode passar.  

Onde encontrar oportunidades de trabalho social?

O principal site de oportunidades, hoje, é o Atados, e lá tem muitas opções de trabalho social pela internet. Você só precisa acessar o site e, na aba “Região”, selecionar a opção “Trabalho a distância”. Outra opção é o Sociomotiva, em que você pode tanto contribuir com ações voluntárias como propor suas próprias iniciativas. Ao acessar o site, é só visitar a página dedicada ao voluntariado a distância.

Bom trabalho (social)!

Compartilhar

Botão Whatsapp